Chama-se SOL, está em Lisboa e destina-se aos jovens até aos 18 anos. O Saúde Oral em Lisboa é uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia da capital e trata-se de um serviço de medicina dentária gratuito, para as crianças e jovens que residem ou estudem em Lisboa.

Situado na Avenida Almirante Reis, é composto por 11 gabinetes, onde serão exercidas oito especialidades distintas, dando resposta, de acordo com Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, pretende complementar o Serviço Nacional de Saúde, contribuindo “para preencher lacunas existentes”.

Com equipamentos modernos e de avançada tecnologia, promete disponibilizar um conjunto de serviços abrangente para crianças e jovens, em todas as especialidades médico-dentárias, promovendo a saúde oral desde o nascimento e “apostando na prevenção da doença e na orientação das famílias para a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, que contribuem para o bem-estar físico, mental e social das crianças e jovens”.

Trata-se, acrescenta, de “um espaço onde as famílias podem sentir que os seus filhos são bem acolhidos, bem cuidados e que estão a contribuir para que sejam adultos mais saudáveis no futuro”.

O primeiro de vários serviços de medicina dentária?

Este pode bem ser o primeiro de vários espaços, a julgar pelas palavras do provedor que, na inauguração do SOL, onde estiveram presentes, entre outros, o presidente da Câmara de Lisboa, a ministra da Saúde e o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que mostrou disponibilidade para “ir mais além” e ter mais SOL espalhados pela cidade de Lisboa.