Scroll Top

Profissionais na linha da frente da pandemia imortalizados em mural

mural de Vihls

O trabalho dos profissionais de saúde nacionais na linha da frente na luta contra a pandemia de COVID-19 foi alvo de uma homenagem pela arte de Vhils. O mural, nas instalações do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, mostra agora dez profissionais de vários grupos e funções, uma parede esculpida em baixo-relevo.

A disposição das pessoas na composição, lado-a-lado, visa simbolizar não só o conceito de linha da frente mas também a cooperação e o trabalho em equipa.

“Os rostos destas pessoas – os verdadeiros heróis do dia-a-dia, que são muitas vezes esquecidos – foram assim gravados na memória das paredes do hospital, de modo a sublinhar quer a sua importância individual quer a importância do Serviço Nacional de Saúde”, refere Alexandre Farto (Vhils).

“A obra é um agradecimento e uma sentida homenagem, em meu nome e em nome da equipa do Vhils Studio, a todos aqueles que se encontram na linha da frente, quer da presente pandemia quer dos cuidados de saúde diários, pela importância que têm na vida de cada um de nós. É um enaltecer da coragem, da dedicação e do altruísmo com que colocam as suas vidas em risco pela defesa das nossas”, acrescenta.

Para Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, “os profissionais do Centro Hospitalar Universitário de São João demonstraram um inexcedível espírito de missão e foram incansáveis na resposta à pandemia de COVID-19“.

“Esse sentimento ficará para sempre gravado na pedra, na entrada da instituição, onde poderá ser visto, todos os dias, por milhares de profissionais e utentes. A mensagem mais importante e que nunca poderá ser esquecida é que o maior ativo do nosso hospital são os seus recursos humanos”, reforça.

A nova e simbólica linha da frente irá acompanhar todas as pessoas que entrarem ou saírem do CHUSJ, pelo Atrium de Hospitalidade, “de modo a não nos esquecermos daqueles que trabalham para o bem-estar da população, no apoio e serviço à comunidade”, afirma Vhils.

Posts relacionados