Scroll Top

Quer testar a saúde do seu coração? Há uma forma simples e rápida de o fazer

saúde do coração

Quer saber se como está a saúde do coração, se tem uma boa saúde cardíaca? Há uma forma simples, que envolve apenas subir escadas.

De acordo com um estudo apresentado no EACVI – Best of Imaging 2020, um congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia, subir quatro lances de escada em menos de um minuto indica uma boa saúde cardíaca.

“O teste das escadas é uma forma fácil de verificar a saúde do seu coração”, refere o autor do estudo, Jesús Peteiro, cardiologista do Hospital Universitário A Coruña, em Espanha.

“Se demorar mais de um minuto e meio para subir quatro lances de escada, a sua saúde está abaixo do ideal e seria uma boa ideia consultar um médico.”

Medir a saúde do coração através do exercício

Realizado com o objetivo de examinar a relação entre uma atividade diária, ou seja, subir escadas, e os resultados obtidos em testes de exercício num laboratório, este estudo pretendia “encontrar um método simples e barato de avaliar a saúde do coração”, explica Peteiro. “Isso pode ajudar os médicos a fazer a triagem de doentes para exames mais extensos.”.

O estudo incluiu 165 doentes sintomáticos, encaminhados para teste de esforço devido a doença arterial coronária conhecida ou suspeita, com sintomas que incluem dor no peito ou falta de ar durante o esforço.

Os participantes caminharam ou correram numa passadeira, aumentando gradualmente a intensidade e continuando até a exaustão. A capacidade de exercício foi medida e, depois de terem descansado durante 15 a 20 minutos, foi-lhes pedido que subissem quatro lances de escada (60 degraus) a um ritmo rápido, sem parar, mas também sem correr, tendo havido um registo do tempo que levaram a concluir o desafio.

Os investigadores analisaram os dados e concluíram que os resultados das pessoas que subiram as escadas em menos de 40 a 45 segundos estão associados a uma baixa taxa de mortalidade (1% ou menos por ano, ou 10% em 10 anos).

Pelo contrário, os que levaram 1,5 minuto ou mais para subir as escadas tiveram resultados que se traduzem numa taxa de mortalidade de 2–4% ao ano, ou 30% em 10 anos.

Durante o teste na passeira, foram geraram imagens do coração para avaliar a sua função durante o exercício – se o coração funcionar normalmente durante o exercício, isso indica uma baixa probabilidade de doença arterial coronária -, depois comparadas aos outros resultados.

Cerca de 58% dos doentes que completaram a subida da escada em mais de 1,5 minutos apresentaram função cardíaca anormal durante o exame na passeira. Em contraste, apenas 32% daqueles que subiram as escadas em menos de um minuto apresentaram função cardíaca anormal.

Posts relacionados