Scroll Top

São João pioneiro em Portugal na realização de técnica para tratar Parkinson

Parkinson

A Unidade de Doenças do Movimento e Cirurgia Funcional do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) deu início à realização de uma cirurgia pioneira no tratamento da doença de Parkinson, que torna a experiência mais agradável para o doente.

Trata-se de uma estimulação cerebral profunda, aqui feita com recurso a uma anestesia geral, técnica diferente da habitual, mas que apresenta resultados idêntico.

“Desde o seu início, esta técnica tem sido efetuada sob anestesia local com o desconforto e sofrimento sistematicamente referidos pelos doentes”, explica Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ, pioneiro nesta técnica em Portugal.

“Mais recentemente alguns centros europeus de referência introduziram modificações técnicas capazes de a fazer sob anestesia geral, com resultados idênticos, poupando quer a necessidade de suspender a medicação, quer a desagradável experiência sofrida pelos doentes ao longo das várias horas da cirurgia”, acrescenta.

A Unidade de Doenças do Movimento e Cirurgia Funcional do CHUSJ dispõe atualmente das condições técnicas e o desenvolvimento suficientes para poder acompanhar esta evolução, iniciando esta técnica em Portugal com dois casos de doença de Parkinson, com os quais contou com a colaboração de Rick Schuurman, conhecido neurocirurgião funcional holandês, com considerável experiência nesta técnica.

Posts relacionados