Sabia que há 12 fatores importantes para melhorar a saúde do cérebro? Os mesmos foram descritos no artigo Emerging Issues in Neurology, desenvolvido pela Academia Americana de Neurologia e publicado na edição online de 16 de dezembro de 2024 da Neurology®, a revista médica daquela organização.
O artigo descreve 12 fatores que influenciam a saúde do cérebro de uma pessoa em todas as fases da sua vida e inclui perguntas para cada um dos fatores, que todos podem – e devem – discutir com o seu médico. A saúde do cérebro agradece.
- Sono: consegue dormir o suficiente para se sentir descansado?
- Afeto, humor e saúde mental: preocupa-se com o seu humor, ansiedade ou stress?
- Alimentos, dieta e suplementos: Está preocupado em obter alimentos suficientes ou saudáveis, ou tem alguma dúvida sobre suplementos ou vitaminas?
- Exercício: Encontra formas de encaixar o exercício físico na sua vida?
- Interações sociais de apoio: Tem contacto regular com amigos próximos ou familiares e recebe apoio suficiente por parte das pessoas?
- Evitar traumatismos: Usa cinto de segurança e cadeiras para crianças no automóvel? E capacete quando anda de bicicleta?
- Pressão arterial: Já teve problemas de pressão arterial elevada em casa ou em consultas médicas, ou tem alguma preocupação com o tratamento da pressão arterial?
- Riscos, fatores genéticos e metabólicos: Tem dificuldade em controlar o açúcar no sangue ou o colesterol? Existe alguma doença neurológica na sua família?
- Acessibilidade e adesão: Tem algum problema com o custo dos seus medicamentos?
- Infeção: Está atualizado sobre as vacinas e tem informação suficiente sobre estas?
- Exposições negativas: Fuma, bebe mais de uma ou duas bebidas por dia ou utiliza medicamentos não sujeitos a receita médica? Vive numa área com poluição conhecida do ar ou da água?
- Determinantes sociais e estruturais da saúde: Tem preocupações sobre como manter a sua habitação, transportes, acesso a cuidados de saúde?
Ao discutir estes fatores com o seu neurologista ou médico de cuidados de saúde primários, este poderá fornecer-lhe conselhos, cuidados médicos e recursos para o ajudar a tomar medidas para melhorar a saúde do cérebro.