Scroll Top

Sente-se stressado? Isso pode ver-se na sua pele, cabelo e unhas

stress

O stress faz parte da vida, mas este pode afetar o bem-estar mental e físico, sendo visível até mesmo através da pele ou das unhas. E embora não se possa eliminar completamente das nossas vidas, há técnicas de gestão que se concentram nas suas necessidades físicas, mentais, emocionais e espirituais para ajudar a controlar estes momentos e a combater os efeitos negativos que têm no seu corpo.

“O nosso cérebro e a nossa pele estão intimamente associados e comunicam. Isso significa que quando sentimos stress crónico no trabalho, relacionamentos pessoais ou eventos atuais, a pele é um alvo e uma fonte de hormonas do stress, o que a pode tornar mais vulnerável a comichão, inflamação, irritação e infeção”, explica a dermatologista Keira Barr, especialista da Academia Americana de Dermatologia.

“Quando a pessoa percebe como o stress afeta o seu corpo, pode incorporar forma mais eficaz as práticas mente-corpo para ajudar a reduzi-lo e melhorar o bem-estar físico, mental e emocional.”

Enquanto o maior órgão do corpo, a pele geralmente reflete o que está a acontecer dentro deste. O stress pode, por isso, causar aumento da inflamação, retardar a cicatrização de feridas e afetar negativamente doenças de pele.

As glândulas produzem mais óleo quando estão sob stress, o que pode piorar a acne em pessoas propensas a surtos. E, mais ainda, o stress pode também pode ser um gatilho para doenças da pele, como psoríase e eczema, fazendo com que estas se agravem.

Outro dos impactos na pele rem a ver com o envelhecimento. É que as hormonas do stress quebram o colagénio e a elastina da pele e interferem no rejuvenescimento, o que pode acelerar o processo de envelhecimento, causando mais linhas finas e rugas.

O cabelo e o seu crescimento são também são afetados pelo stress, que contribui para o afinamento e queda de cabelo. Embora a maior parte desta perda induzida pelo stress seja temporária, é importante resolvê-la rapidamente para evitar danos irreversíveis.

Além da pele e cabelo, Barr confirma que o stress pode ter outros impactos. “O uso de práticas mente-corpo pode ajudar a regular a resposta ao stress, o que pode reduzir os sintomas e efeitos secundários, por exemplo, dos tratamentos do cancro e melhorar a qualidade de vida do doente, que está associada à melhoria do tratamento e dos próprios problemas de pele”.

Práticas que ajuda a eliminar o stress da pele

Mas afinal, o que são as práticas mente-corpo e como funcionam?

Meditação: Uma prática que envolve focar ou limpar a mente e que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os sintomas de ansiedade e depressão.

Acupuntura: Envolve a inserção de agulhas finas na pele para ajudar a aliviar a dor e o stress, podendo ainda ajudar a reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais e prevenir enxaquecas.

Visualização: Um método que envolve guiar a respiração e direcionar a mente para imagens, ideias, símbolos ou usar o pensamento positivo para ajudar a alcançar um resultado desejado, como um sentimento, mentalidade ou sensação corporal.

Respiração: Esta técnica concentra-se em exercícios de respiração que são usados ​​especificamente para o controlo da respiração.

Tai chi: Uma forma de artes marciais para ajudar a melhorar o equilíbrio e reduzir a dor nas costas.

Yoga: Uma prática de mente e corpo, que combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação ou relaxamento. O yoga concentra-se na melhoria da saúde mental e emocional, do sono e do equilíbrio.

A especialista observa que estas técnicas não são uma abordagem de tamanho único. Ou seja, a relação que as pessoas têm com o stress não é única e a nossa perceção e experiência determinam como nos afeta e como respondemos a diferentes técnicas. O que significa que é preciso procurar aquilo que melhor funciona.

“Para cuidar da nossa pele, precisamos de adotar uma abordagem muito mais holística e analisar todos os fatores que a influenciam”, afirma a especialista. “O stress pode ser um fator contribuinte para doenças dermatológicas mais graves. Se está a enfrentar momentos de stress e este afeta a sua pele, cabelo ou unhas, marque uma consulta com um dermatologista.”

Related Posts