É uma “mega bebida”, capaz de manter o “rendimento físico em alta”, “a performance lá em cima” ou “o foco no máximo”. Uma bebida tão importante que até merece uma campanha de incentivo ao seu consumo. Consegue adivinhar qual é? A resposta é simples: a água.
E se, para alguns, beber água é simplesmente natural, ainda há quem beba pouco e quem a troque por outras bebidas.
Situação que justifica o lançamento pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, de uma campanha de comunicação.
O objetivo é “promover o consumo de água como parte integrante de uma alimentação saudável”, lê-se no comunicado da DGS.
Isto “alinhada com o programa de saúde prioritário na área da promoção da alimentação saudável e com a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável”.
Com o slogan “Água | A Nova Mega Bebida”, os protagonistas da campanha nacional são as figuras públicas Vanessa Oliveira, Isaac Alfaiate, Diogo Amaral e Maria Cerqueira Gomes.
Promover o consumo de água
Promover a saúde é uma das prioridades do XXI Governo Constitucional, “através de uma nova ambição para a Saúde Pública”.
Aqui, defende-se “que a obtenção de ganhos em saúde resulta da intervenção nos vários determinantes”, salientando-se como fundamental a política de promoção de uma alimentação saudável”.
Conscientes de que “a mudança de comportamentos se consegue, em grande parte, com educação”, o Governo defende uma aposta na literacia.
E, neste sentido, em campanhas nacionais de promoção de saúde pública, que se traduzem em melhores comportamentos e estilos de vida dos portugueses. Com reflexos na saúde de todos.
Bebe o suficiente?
A água representa cerca de 60-70% da composição corporal, sendo o principal constituinte celular. Encontra-se também envolvida no transporte dos nutrientes e em inúmeras reações metabólicas do organismo.
De acordo com as recomendações oficiais, os homens adultos devem ingerir 2,5 litros de água por dia. Este valor baixa para os dois litros diários no caso das mulheres.