A chegada da primavera significa, para muitos, que é tempo de sair de casa. De exercício, como caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta, até piqueniques e churrascos, o clima quente apresenta uma oportunidade renovada para desfrutar do ar livre. No entanto, a mudança de estação também significa o regresso de algo nada agradável: as alergias da primavera. Inconvenientes para alguns, para outros configuram um sério impedimento de aproveitar o ar livre. É para quem sofre de fortes alergias sazonais, com sintomas persistentes e desconfortáveis, que se destinam os seguintes conselhos, para que a primavera deixe de ser uma névoa de miséria alérgica.
Pode ser surpreendente saber que as árvores são as principais culpadas pelas alergias da primavera, assim como a relva, que liberta menos pólen do que as árvores, embora este tenda a ser mais alergénico.
As alergias da primavera podem parecer insuperáveis, mas a primeira linha de defesa é controlar as circunstâncias quando e onde se puder. Ter em conta como se dorme, por exemplo, pode ser o primeiro passo para encontrar alívio.
É que, com a transição da estação de inverno para a primavera e da primavera para o verão, muitas pessoas gostam de dormir com a janela aberta. Mas apesar de tentador, este hábito permite que o pólen entre no quarto, expondo a roupa de cama, roupas e corpo a alérgenos.
“O melhor tratamento para a alergia é evitá-la”, refere Jonathan Matz, alergologista do Hospital Sinai, nos EUA, que recomenda que se fechem as janelas.
Além de a evitar, a melhor opção para aqueles que sofrem de alergias sazonais são os medicamentos. Anti-histamínicos não sedativos manterão os sintomas sob controlo, permitindo que aproveite os dias de primavera ao ar livre.
Para aqueles para quem as alergias são incontroláveis apenas com medicamentos de venda livre, pode ser preciso discutir outras opções com o médico, o que pode incluir as vacinas contra as alergias para aumentar a imunidade dos doentes ao longo do tempo.
As alergias são, de facto, um aspeto infeliz da primavera para muitas pessoas, mas a melhor defesa é a preparação. Tente manter as janelas fechadas quando dorme para que possa começar o dia fresco e livre de sintomas. E, antes que o frio do inverno tenha saído completamente do ar, certifique-se de que tem a medicação de que necessita para estar pronto para a chegada da temporada das alergias.