Embora o sol seja fonte de muitos benefícios, os seus raios ultravioleta podem ser prejudiciais e deixar marcas no nosso corpo, sobretudo na nossa pele. De acordo com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, em 2018 foram registados 1.000 novos casos de melanoma, o cancro de pele mais perigoso. E embora o cancro de pele possa matar, ele é também altamente evitável. É importante, por isso, saber o que fazer para ficar seguro ao sol.

Adam C. Berger, especialista em cancro de pele e diretor do Rutgers Cancer Institute de New Jersey, nos EUA, assim como professor de Cirurgia da Rutgers Robert Wood Johnson Medical School, partilha algumas informações importantes sobre segurança ao sol, raios UV e a melhor forma de nos protegermos ao sol.

O que é radiação ultravioleta?

A radiação UV é um tipo de radiação emitida (naturalmente) pelo sol, mas também pode ser emitida por fontes não naturais, como solários e lâmpadas incandescentes. Tem efeitos benéficos, como a criação de vitamina D, mas está associada a muitos tipos de cancro de pele, incluindo carcinomas de células basais e de células escamosas, bem como melanoma.

De que forma se pode minimizar os riscos associados à exposição solar?

Para minimizar os riscos da exposição ao sol, deve-se usar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 e reaplicar com frequência, sobretudo se a pessoa estiver exposta ao sol o dia todo, com suor excessivo e sempre que sair da piscina ou do mar. Pode e deve-se também usar um chapéu, estar sentado sob um guarda-sol e usar uma t-shirt ou peça de roupa que ajude a proteger.

E se o céu estiver nublado, é preciso ter cuidado?

Sim. Ainda assim, a pele ainda fica exposta à radiação UV, pois a radiação pode penetrar nas nuvens. Devem usar-se as mesmas proteções para ficar seguro ao sol, independentemente de estar o céu limpo ou nublado. Isso também é verdade quando está muito frio e sol, quando se pode sofrer queimaduras de sol associadas à exposição à radiação ultravioleta.

O que devo fazer se estiver preocupado com danos na pele causados ​​pelo sol?

Deve marcar uma consulta com seu médico ou dermatologista para fazer um exame de pele de corpo inteiro. Além disso, deve tomar algumas das precauções descritas acima sempre que sair de casa e ficar exposto ao sol.