Com a chegada das temperaturas altas, aumenta também o tempo de exposição solar. É por isso necessário aplicar um protetor solar de fator elevado em todas as partes que ficam expostas ao sol, como os braços, as pernas, os ombros ou a cara, tendo sempre o cuidado de evitar a exposição nas horas de maior calor.

No entanto, há sempre algumas zonas do nosso corpo que não recebem a devida atenção, como a nuca e as orelhas e que, por essa razão, ficam sem qualquer tipo de proteção. Este descuido pode levar ao aparecimento de escaldões, algo que, de acordo com a ciência, é perigoso para a pele, podendo mesmo conduzir ao cancro cutâneo.

Por isso, fizemos uma lista de onde devemos ter o cuidado de colocar protetor solar durante a exposição ao sol, de forma a garantir um verão sem quaisquer problemas.

Boca

Quando estamos a colocar protetor solar na cara, temos sempre a tendência de esfregar a testa, as bochechas e o queixo. No entanto, uma das áreas que descuramos é a zona do lábio superior, que também precisa de ser protegida. Outra área a ter em conta são os lábios, que têm uma pele muito sensível e que, por isso, exige de muita atenção, devendo aqui usar-se um protetor solar em formato de batom.

Olhos

Como a pele em volta dos olhos é bastante sensível, deve aplicar-se um pouco de protetor solar nas pálpebras e no canto interior, mas sempre com cuidado para evitar que entre para os olhos. 

Nariz

A zona nasal tem uma pele sensível e que merece todo o cuidado. Quando estiver aqui a colocar o protetor, certifique-se que a ponta do nariz e a pele à volta das narinas fica bem protegida.

Orelhas

Por estarem tapadas pelo cabelo ou pelo chapéu, é bastante comum não colocar protetor solar nas orelhas. No entanto, estes dois métodos de proteção não são suficientes e para evitar a exposição aos raios UV. Por isso, espalhe sempre um pouco de creme tendo em conta a zona superior e os lóbulos.

Nuca

Se tem cabelo curto ou gosta de o usar apanhado, não se esqueça do protetor solar nesta zona.

Couro Cabeludo

Se sofre de calvície ou tem pouco cabelo, esta é uma área que exige também protetor solar, de forma a evitar escaldões. Mas se tem cabelo, saiba que há também no mercado vários protetores solares próprios para proteger o couro cabeludo e os fios de cabelo dos efeitos nocivos do sol.

Mãos

As costas das nossas mãos são uma das zonas que mais sofrem com exposição solar. Por isso, espalhe sempre protetor solar nas mãos, sem esquecer os pulsos e os espaços entre os dedos.

Pés

Devido ao uso de chinelos e sandálias, os seus pés ficam bastante expostos à luz solar. Por isso, é preciso colocar sempre protetor solar, garantindo que a pele desta parte do corpo fica sempre protegida.