Scroll Top

Exposição solar aumenta risco de problemas oculares

proteger os olhos da exposição solar

Com a chegada do verão e consequente subida da intensidade da luz solar e dos raios ultravioleta (raios UV), as atenções redobram-se com a pele, em busca de proteção. Mas e a visão? “Os cuidados com a visão também devem ser redobrados, de forma a evitar lesões oculares que podem ter graves consequências a curto e a longo prazo”, alerta a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

“As pessoas mais expostas à luz solar têm uma maior tendência para desenvolverem certo tipo de doenças oculares”, explicar Nuno Campos, médico oftalmologista da SPO.

“Mais do que a ação aguda dos raios UV sobre os olhos (que pode provocar uma queimadura na superfície ocular – fotoceratite), é o efeito cumulativo de longos períodos expostos à luz solar que tem um efeito mais pernicioso sobre a visão.”

Proteger os olhos da exposição solar

De forma a evitar a ocorrência de problemas oculares, Nuno Campos recomenda algumas medidas de prevenção essências para este verão. Em primeiro lugar, deve-se evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00, intervalo de horas em que a exposição aos raios UV é bastante mais elevada.

Para uma maior proteção dos olhos é essencial o uso de óculos de sol com proteção UV, idealmente com lentes de proteção UV 100 por cento ou com a maior  percentagem possível. Óculos que também não devem falta nas piscinas, apropriados para uso nestes espaços.

Os chapéus com abas e/ou palas também são uma ajuda na proteção dos olhos, uma vez que este acessório proporciona uma barreira sobre a radiação solar direta pela sombra que dá.

Se está a ser medicado, o cuidado deve ser redobrado, já que os seus olhos podem estar mais sensíveis à luz solar.  São vários os medicamentos fotossensíveis mas destacam-se, por exemplo, alguns anti-histamínicos, antibióticos ou antidepressivos.  

No caso das crianças até aos cinco, seis anos, estas devem usar essencialmente bonés e chapéus com pala. Só a partir desta idade é que já têm alguma maturidade e devem usar óculos de sol adequados à sua faixa etária.

O especialista alerta também que se deve procurar imediatamente um oftalmologista caso, após exposição solar, os olhos fiquem vermelhos, se sinta ardor, sensação de corpo estranho ou visão enevoada.

De acordo com o especialista, “os cuidados com a saúde ocular devem manter-se ao longo do ano, tudo com um acompanhamento de um médico oftalmologista, que irá providenciar o aconselhamento adequado ao seu paciente, principalmente quando se é portador de alguma doença oftalmológica ou se já foi intervencionado”.

Posts relacionados