
Tomar um grande pequeno-almoço em vez de um grande jantar pode prevenir a obesidade e os níveis elevados de açúcar no sangue, revela um novo estudo.
Publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, publicação da Endocrine Society, uma organização médica internacional da área da endocrinologia, o estudo revela que o nosso corpo gasta energia quando digerimos os alimentos. Esse processo, conhecido como termogénese induzida pela dieta, pode diferir dependendo da hora das refeições.
“Os nossos resultados mostram que uma refeição feita de manhã, independentemente da quantidade de calorias que contém, cria duas vezes mais termogénese induzida pela dieta do que a mesma refeição consumida ao jantar”, afirma a autora correspondente do estudo, Juliane Richter, da Universidade de Lübeck na Alemanha.
“Esta descoberta é significativa para todas as pessoas, pois enfatiza o valor de comer o suficiente no pequeno-almoço.”
Conselho para todos: tomar um grande pequeno-almoço
Os investigadores realizaram um estudo de laboratório de três dias com 16 homens que consumiram um pequeno-almoço com baixas calorias e um jantar com muitas calorias, e vice-versa, numa segunda volta.
E descobriram que um consumo calórico idêntico levou a um termogénese induzida pela dieta 2,5 vezes maior de manhã do que à noite, após as refeições com altas e baixas calorias.
O aumento das concentrações de açúcar no sangue e insulina induzido pelos alimentos diminuiu após o pequeno-almoço, em comparação com o jantar. Os resultados também mostram que fazer uma primeira refeição do dia com baixas calorias aumenta o apetite, especificamente para doces.
“Recomendamos que as pessoas com obesidade e as pessoas saudáveis tomem um bom pequeno-almoço em vez de um jantar para reduzir o peso corporal e prevenir doenças metabólicas”, refere Richter.