São, em Portugal, cerca de 250 mil as pessoas que vivem com psoríase, uma doença crónica de pele, com impacto não só físico, mas também emocional. Nas vésperas do dia que chama a atenção para este problema, o Dia Mundial da Psoríase, e que se assinala no dia 29 de outubro, o tema vai ser alvo de uma conversa a várias vozes, com um mesmo objetivo: a sensibilização.
À PSO Portugal – Associação Portuguesa de Psoríase junta-se a Spirituc e a Guess What, numa manhã de conversas com vários especialistas na área. Na próxima sexta-feira (26 de outubro), serão apresentados resultados de dois estudos: o primeiro avalia os principais impactos da doença na qualidade de vida de quem tem o diagnóstico, enquanto o segundo refere-se ao conhecimento que os portugueses têm da doença.
Um encontro que terá lugar no Anfiteatro da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Doença afeta cerca de 250 mil pessoas
A psoríase, doença que afeta cerca de 250 mil pessoas em Portugal, é uma doença crónica da pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade.
Caracteriza-se geralmente, pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, habitualmente nos cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. Nos casos mais graves, estas lesões podem cobrir extensas áreas do corpo.
Sendo uma doença pouco conhecida, é necessário informar e desmistificar quem lida com ela direta e indiretamente.
Para acabar com os mitos e aconselhar sobre a doença, a conferência b.health Talks vai contar com a presença de vários especialistas que irão discutir alguns dos temas prementes ligados à área, entre os quais o ‘Papel e Importância da Teleconsulta’, o ‘Papel do Médico de Família’ ou a ‘Psoríase na Prática Clínica’.