Scroll Top

Covid-19 com impacto forte no setor da saúde animal

saúde animal

A crise pandémica criou perturbações em todos os setores, e a indústria da saúde animal não foi exceção. A Covid-19 provocou atrasos na produção por dificuldades na obtenção de princípios ativos, excipientes e material de embalagem, bem como um aumento dos custos de produção devido ao distanciamento social.

Porém, o impacto em 2020 foi menor para o setor e para a saúde pública, uma vez que os medicamentos veterinários foram classificados como bens essenciais, a par dos medicamentos de uso humano. Esta classificação foi fundamental para que as disrupções nas cadeias de distribuição fossem bastante minimizadas.

Os animais foram fundamentais durante a pandemia. No caso dos animais de companhia, estes foram uma “peça-chave” para o bem estar psíquico e físico de muitos agregados familiares.

Por outro lado, os animais de produção foram uma fonte de proteína, vitaminas e sais minerais, fatores muito importantes para o desenvolvimento do sistema imunitário dos seres humanos – mas para isso, é fundamental que os animais estejam corretamente vacinados e desparasitados, de modo a que tenham um bom rendimento.

Além disso, a importância estratégica da produção agropecuária tornou-se mais visível, do ponto de vista da garantia de fornecimento de alimentos produzidos em proximidade e também pelo seu contributo para a atividade económica.

“É muito difícil fazer perspetivas para este setor da saúde animal, tal como, penso eu, para a maioria dos setores, pois tal irá depender da evolução da pandemia e o impacto que poderá ter na economia do País. Quanto mais tempo demorar a controlar a pandemia, pior as perspetivas, porque após a pandemia iremos assistir a uma crise social e económica”, refere Jorge Moreira da Silva, presidente da APIFVET.

Contudo, Jorge Moreira da Silva acrescenta ainda que a “indústria farmacêutica veterinária não irá parar e irá fazer todos os esforços para continuar a fornecer medicamentos, produtos e biocidas de uso veterinário necessários para a produção animal e para os animais de companhia”, ambos fundamentais para o bem-estar da sociedade.

Posts relacionados