Scroll Top

Depressão comum após um AVC em cerca de 1/3 dos sobreviventes

depressão

Segundo a American Stroke Association, a depressão é uma experiência comum para os sobreviventes de AVC. É a mesma fonte que garante que cerca de um terço destes sobreviventes têm depressão, em comparação com 5% a 13% dos adultos sem AVC. E, se não for tratada, pode afetar a qualidade de vida e tornar mais difícil a recuperação pós-acidente vascular cerebral.

“A depressão após um AVC pode ser uma reação psicológica normal ao stress da lesão, incapacidade ou do encontro com a mortalidade provocada pelo AVC”, afirma Lee H. Schwamm, da Associação Americana do Coração e professor de neurologia na Escola Médica de Harvard.

“Noutros casos, pode ser causada por alterações estruturais, elétricas ou bioquímicas no cérebro. Se certas regiões do cérebro forem lesadas, os sistemas que regulam as emoções podem ser danificados e produzir depressão, ansiedade ou sintomas semelhantes aos do stress pós-traumático em sobreviventes de AVC. A depressão e o AVC são ambos exemplos das muitas condições que ameaçam a saúde do cérebro.”

Schwamm, presidente do Comité Consultivo da American Stroke Association, sugere que os sobreviventes de AVC que sofrem de depressão devem procurar avaliação e tratamento junto de um profissional qualificado.

Como o AVC pode perturbar o sono, a alimentação, a continência e outras funções corporais, o autocuidado é essencial, incluindo a procura de apoio emocional por parte de amigos e familiares e a superação de qualquer estigma associado à procura de ajuda.

Infelizmente, porque tanto o AVC como a depressão ainda estão associados a estigma social e vergonha, muitos sobreviventes são relutantes em procurar ajuda e podem precisar de apoio extra para reconhecer os sintomas da e procurar tratamento.

Como em todas as formas de depressão, uma combinação de aconselhamento, medicação, redução do stress e exercício regular pode ser útil. Uma vez que este é um problema de saúde grave, o seu tratamento rápido e eficaz é vital.

Tratar a depressão não só melhora o humor, como também estimula a recuperação física, cognitiva e intelectual. Vários estudos mostram que anda de mãos dadas com níveis mais baixos de apoio social. O apoio da família, amigos, um grupo de apoio a um AVC ou uma combinação de recursos pode ser benéfico para o bem-estar mental a longo prazo de um sobrevivente de AVC e pode ser uma parte importante de um plano de tratamento para a depressão pós-acidente vascular cerebral.

De acordo com a associação, alguns dos sintomas comuns da depressão são:

– Tristeza, ansiedade ou sensação de vazio persistente;
– Inquietude e irritabilidade;
– Sentimentos de desespero, pessimismo, culpa, inutilidade ou impotência;
– Perda de interesse ou prazer em passatempos e atividades;
– Diminuição da energia e fadiga, e sensação de abrandamento;
– Dificuldade de concentração, memória e tomada de decisões;
– Insónias, despertar cedo da manhã ou dormir demais;
– Alterações de apetite e/ou peso;
– Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio.

Posts relacionados