Sabe quantas calorias queima quando está de pé? Um estudo realizado por investigadores espanhóis fez as contas e confirma que, para perder peso, esta posição é preferível ao estar sentado ou deitado. 

É da Universidade de Granada que vem a recomendação: devemos passar mais tempo em pé para aumentar o gasto de energia e combater o sedentarismo e os seus impactos negativos na saúde. Isto porque estar de pé ajuda a queimar calorias: mais especificamente, 45 quilocalorias a mais por cada seis horas de pé.

Uma das aplicações deste estudo, publicado na revista Plos One, passa pela implementação de mesas ajustáveis ​​em altura para trabalhar em pé, que já é moda nos países nórdicos para combater o sedentarismo no trabalho.

Francisco J. Amaro-Gahete, autor principal do trabalho e estudante do doutoramento de Biomedicina da Universidade de Granada, defende que “se combatermos o sedentarismo com pequenas mudanças no estilo de vida, como passar mais tempo de pé, isso pode reduzir o risco de desenvolver doenças como a obesidade ou diabetes tipo 2”.

Menos tempo sentados e deitados

Neste artigo, os especialistas mostram que uma boa forma de reduzir os efeitos de um estilo de vida sedentário é reduzir o tempo sentados ou deitados, incentivando a permanência em pé.

Para lá chegar, foram analisar o gasto de energia em cada uma das posições e identificaram, na amostra composta por 53 pessoas, dois tipos: os poupadores de energia e os gastadores, dependendo do gasto de energia que consumiam sentados, deitados e de pé.

“Os poupadores consomem muito pouca energia nas suas atividades e, portanto, a diferença entre estar sentado ou deitado e ficar de pé é praticamente nula. As pessoas gastadoras, no entanto, queimam aproximadamente 10% mais energia quando deixam de estar sentados ou deitados e passam a estar de pé “, explica Francisco Amaro.

As vantagens de estar de pé

Mas e o que faz com que uma pessoa gaste mais ou menos energia? É uma questão para a qual ainda não há resposta, mas que pode estar relacionado, por exemplo, com o facto de algumas pessoas perderem peso mais facilmente do que outras.

O fator que mais parece importar aqui é a massa muscular. “Pessoas com mais massa muscular gastam mais energia do que as pessoas com menos massa muscular”, refere o especialista.

À luz dos resultados, os autores aconselham a passar mais tempo de pé no escritório como uma boa estratégia para aumentar o gasto de energia e, assim, evitar armazená-lo como gordura.

“É muito importante mudar de posição”, diz Jonatan Ruiz, outro dos autores deste artigo.

“Se uma pessoa se levantar, der 10 passos e se sentar novamente, os efeitos do estilo de vida sedentário serão bastante reduzidos.”