Quais os alimentos que podem melhorar a nossa saúde intestinal? Esta foi a premissa para um grupo de investigadores realizar um estudo e determinar o padrão alimentar que maior influência na nossa microbiota intestinal. Os dados foram publicados na revista científica Nature Microbiology e afirmam que “a quantidade e diversidade de alimentos vegetais têm um impacto muito positivo na microbiota”, refere Nicola Segata, coordenadora do estudo, recomendando, por isso, “comer muitos alimentos vegetais, especialmente ricos em fibra”.
Ainda assim, excluir completamente os laticínios e alimentos de origem animal não é a solução para uma saúde intestinal boa, apesar de o seu consumo excessivo poder levar a doenças crónicas e cardiovasculares. O mais importante é haver diversidade alimentar, como esclarece a especialista.
“À medida que mais pessoas adotam dietas vegan e de origem vegetal, queríamos descobrir o quão diferentes são os microbiomas e quais os microrganismos responsáveis por essas diferenças”, explica Gloria Fackelmann, primeira autora do estudo.
O que se constatou foi que, em média, as pessoas vegan têm dietas mais saudáveis, seguidas pelas vegetarianas e depois pelas omnívoras, isto é, que têm uma alimentação diversificada tanto de origem animal como vegetal.
No entanto, os dados mais interessantes surgiram do estudo da diversidade do microbioma intestinal, ou seja, pela medição da variedade de bactérias que habitam o nosso intestino. No geral, houve menor diversidade em vegetarianos e vegan do que em omnívoras. Ainda assim, é preciso também ter em consideração a qualidade e funcionalidade destas bactérias e não apenas a sua diversidade.
Por um lado, as pessoas que têm uma alimentação omnívora têm bactérias associadas à doença inflamatória intestinal e a um risco aumento de cancro do cólon; por outro, as pessoas com alimentação vegan têm bactérias com efeitos benéficos na saúde intestinal, reduzindo a inflamação e mantendo um equilíbrio no metabolismo e sistema imunológico.
Apesar disso, os especialistas confirmam que as pessoas com padrões alimentares mais saudáveis, sejam elas vegan, de origem vegetal ou omnívoras, apresentam uma composição de microbioma mais favorável. Portanto, independentemente do tipo de dieta, o importante é comer mais alimentos de origem vegetal e menos de origem animal, especialmente se forem processados, contribuindo para uma melhoria na sua saúde intestinal.