O eczema nas mãos é uma das formas mais comuns desta doença de pele, causando pele seca e irritada, assim como comichão. Costuma afetar a mão toda, incluindo os dedos e pode impactar negativamente a qualidade de vida. Mas o que causa este problema e o que pode ser feito para evitar que piore? A resposta é dada por Dawn Davis, dermatologista na Mayo Clinic Rochester.
“Se as suas mãos estão extremamente secas e doridas, e o creme hidratante que usa ao longo do dia não está a ajudar a aliviá-las, pode ter eczema nas mãos”, refere a especialista. “Sem o tratamento adequado e medidas preventivas, este pode piorar.”
Ao contrário da pele seca, o eczema das mãos pode causar manchas vermelhas, vermelho escuro ou roxas na pele, descamação e inflamação com comichão, sensação de queimadura, bolhas que causam comichão, rachas profundas e dolorosas, crostas, pus e dor.
“O eczema das mãos pode surgir a partir de uma variedade de gatilhos”, refere a médica. “Alguns doentes sentem maior irritação com as temperaturas mais frias e secas, enquanto para outros a condição pode piorar durante os meses mais quentes devido à transpiração. Um gatilho ou surto para um doente pode ser diferente de surtos ou gatilhos para outros”, alerta.
Qualquer coisa que irrite a pele, mesmo algo tão inofensivo como não secar adequadamente as mãos molhadas, pode causar eczema. Trabalhar com produtos químicos como solventes, detergentes ou cimento aumenta também o risco.
Mas o eczema das mãos pode também ser causado por uma reação alérgica, como alergia ao látex ou a certos metais em joias. Adultos que tiveram dermatite atópica, frequentemente chamada de eczema, quando crianças, têm um risco maior de desenvolver eczema nas mãos.
Como tratar o eczema
“No centro de todos os tratamentos para o eczema está uma rotina de cuidados com a pele sensível”, explica a dermatologista. “É importante notar que as pessoas com eczema nas mãos também podem ter eczema nos pés. São partes do corpo que usamos com frequência e, como tal, são frequentemente expostas a danos do nosso ambiente e dos produtos químicos e objetos que usamos nas nossas vidas diárias. Ambos têm pele grossa ao longo das palmas e solas, que protegem a pele, mas também podem ser difíceis de hidratar.”
A especialista recomenda uma variedade de formas de prevenir surtos de eczema nas mãos, como usar um sabonete suave, não lavar com muita frequência e certificar-se de enxaguar qualquer excesso de sabão, sobretudo entre os dedos, onde às vezes se pode acumular.
Incentiva ainda as pessoas a secarem as mãos com toalhas em vez de o fazerem ao ar, usando toalhas de papel quando disponíveis para diminuir o risco de espalhar infeções. Para evitar irritar a pele, deve usar-se um creme ou pomada sem perfume em vez de uma loção.
As pessoas que sofrem de eczema nas mãos podem tratá-lo em casa, tomando banho com sabonete suave e hipoalergénico, lavando as mãos quando expostas à sujidade, hidratando e evitando a exposição a irritantes e alérgenos. Outras opções de tratamento incluem colocar vaselina na área afetada das mãos antes de ir dormir ou aplicar um hidratante espesso com frequência ao longo do dia. Usar luvas ao encontrar potenciais irritantes também reduzirá a probabilidade de surtos.
Quando as opções de tratamento em casa falham, os doentes devem consultar um dermatologista, que pode fornecer opções de tratamento, existindo vários para reduzir as crises.
“É importante que as pessoas procurem tratamento para o eczema das mãos para que a pele não seja infetada, o que pode levar à celulite, uma infeção bacteriana comum e potencialmente grave da pele”, explica a médica. “Os doentes podem também desenvolver uma alergia a um irritante, e a exposição contínua a esse alérgeno pode aumentar o quão alérgica a pessoa é a ele. Se suspeitar que tem eczema nas mãos e os tratamentos caseiros não proporcionam alívio, marque uma consulta com um dermatologista.”