Scroll Top

Farmácias promovem campanha nacional de rastreios à urticária crónica espontânea

urticária crónica espontânea

De junho a setembro, todas as pessoas com sintomas de urticária ou pele alérgica podem participar na campanha de sensibilização e diagnóstico para a urticária crónica espontânea a decorrer nas farmácias Holon de todo o País. A campanha “Urticária…Será? Vamos descobrir!” é composta por uma ação de rastreios e várias sessões de esclarecimento sobre o impacto social, psicológico e físico da doença.

A urticária crónica espontânea é caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões avermelhadas com relevo na pele, que provocam prurido (comichão) ou, até sensação de “queimadura”. É uma doença com fortes repercussões a nível emocional e social, que afeta entre 8 a 22% da população em algum momento da sua vida, sendo mais frequente em mulheres entre os 20 e 40 anos de idade.

Com esta campanha, pretende-se sensibilizar a população para esta patologia e para as soluções de saúde disponíveis, promovendo um atendimento diferenciado às pessoas com urticária crónica espontânea. Para isso, disponibiliza-se um pré-rastreio (em farmácia), que consiste na aplicação do questionário, preenchido pelo utente ao longo de sete dias e entregue no dia do rastreio.

Nessa altura será feita a avaliação do Índice de Qualidade de Vida, do valor de hidratação da pele e um aconselhamento especializado por uma dermofarmacêutica

Após o rastreio, a pessoa diagnosticada com urticária crónica espontânea passa a ser acompanhada pelo Serviço Especializado de Dermofarmácia.

A urticária crónica espontânea e as outras

A urticária crónica subdivide-se em urticária crónica espontânea e urticária crónica indutível, representando a primeira a forma mais frequente.

É caracterizada pelo surgimento espontâneo, quando não se encontra nenhum estímulo externo desencadeante específico, podendo ou não estar associada a causas conhecidas e ser agravada por diversos fatores como stress, ingestão de determinados alimentos ou fármacos.

Já a urticária crónica indutível ocorre após exposição a um determinado estímulo desencadeante, mas não espontaneamente.

A urticária pode ser então alérgica, quando as lesões ocorrem após ingestão de um alimento, ou da toma de um medicamento. Pode também ocorrer após o contacto da pele com alguma substância como plantas, cosméticos, químicos; física, que ocorre secundariamente a estímulos físicos, como contacto com o calor, frio, sol, água, pressão sobre a pele, exercício físico, entre outros ou espontânea, em que as lesões ocorrem sem uma origem e estímulo definido.

Devido à imprevisibilidade dos sintomas, as urticárias crónicas estão associadas a um impacto negativo na qualidade de vida e no estado psicológico dos doentes e a repercussões socioeconómicas, acarretando elevados custos diretos e indiretos.

Posts relacionados