Scroll Top

DGS publica regras para reabertura de consultórios de dentistas

regras consultórios dentistas

Devido à proximidade com os utentes, os profissionais de saúde oral estão expostos a gotículas respiratórias e a aerossóis que podem ser criados durante os procedimentos, tornando o gabinete dos dentistas uma potencial fonte de transmissão do vírus. Por isso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma orientação sobre os cuidados a adotar.

Sejam clínicas, consultórios ou serviços de saúde oral, independentemente de pertencerem aos cuidados de saúde primários, setor social ou privado, no contexto da pandemia de Covid-19 todos terão de adotar “medidas adicionais” com o objetivo de “assegurar uma minimização da transmissão deste vírus”.

Num documento publicado recentemente, a DGS defende que, nesta fase, nenhum atendimento presencial deve ser efetuado sem um contacto prévio por telefone, email ou outro meio, devendo ainda ser atualizado o Plano de Contingência e dada formação/informação a todos os profissionais.

A orientação da DGS estabelece os procedimentos gerais a adotar pelas clínicas e consultórios, incluindo aqueles que devem ser implentados na triagem.

“Antes da realização da consulta deve ser feita uma triagem prévia, por via remota, para que o utente seja avaliado quanto à presença de sintomas sugestivos de COVID-19“, refere o documento, acrescentando que se existirem sintomas sugestivos de infeção, a consulta não deve ocorrer.

O documento refere também os procedimentos que devem ser realizados antes da consulta dos dentistas, durante a consulta e após a consulta, e as especificações relativas aos equipamentos de proteção individual e à limpeza e desinfeção dos espaços

Posts relacionados