
Exercício Físico – A importância da Hidratação para os atletas durante o treino
Sabia que durante o exercício físico como uma partida de futebol, um jogador pode perder até três litros de água através do suor? Ou que uma perda de líquidos correspondente a mais de 2% do peso corporal induzida pelo exercício físico pode causar danos no rendimento físico, mental e na saúde dos atletas? É para o evitar que os especialistas deixam conselhos redobrados, que passam pela manutenção de um estado de hidratação adequado ao treino.
No desporto de competição, a hidratação é tão ou mais importante que o treino. Estar bem hidratado é fundamental para a obtenção de um bom rendimento, isto porque a atividade física intensa, como aquela que realizam os atletas profissionais, aumenta a temperatura do corpo e conduz a uma maior perda de água e eletrólitos através do suor que, por sua vez, pode provocar desidratação. Tudo isto a não ser que estes fluídos sejam repostos de forma adequada.
A garantia é dada por Toscana Viar, responsável pelo Serviço de Nutrição do Atlético Clube de Bilbao e do Bilbao Basket, e uma das intervenientes no III Congresso Internacional e V Nacional de Hidratação, que decorreu em Bilbao, Espanha, organizado pela Cátedra Internacional de Estudos Avançados em Hidratação.
“Durante uma partida de futebol podem perder-se mais de três litros de água através do suor, o que varia consoante a intensidade, o tempo jogado e as condições climáticas, assim como as características físicas de cada desportista. Por isso, é necessário que todas as pessoas que praticam este desporto sigam um protocolo correto de hidratação antes, durante e depois do esforço físico que realiza.”
O que se deve repor após o exercício físico?
Na hora de escolher a melhor bebida para a correta hidratação dos atletas é preciso ter em conta a quantidade de exercício físico realizado e o nível de intensidade do mesmo durante o treino.
No caso dos desportistas que realizam exercício físico de intensidade elevada, de duração prolongada (superior a 60 minutos) ou num ambiente quente, é necessária a ingestão de bebidas com hidratos de carbono e eletrólitos, para prevenir perdas hídricas superiores a 2% da sua massa corporal e evitar um eventual golpe de calor.
Para conhecer as suas necessidades a este nível, os especialistas aconselham os desportistas a usarem marcadores de hidratação, como a cor da urina, as alterações no peso corporal antes e depois do exercício físico e a perceção da sensação de sede.
Estar atento é essencial, uma vez que, de acordo com os estudos existentes, as consequências associadas à desidratação podem ir de uma quebra de rendimento, câibras, dores de cabeça, náuseas, vómitos, debilidade, desorientação, linguagem incompreensível, confusão mental, letargia, convulsões, edema pulmonar, até à morte.
Hidratação antes do exercício físico
Por isso, três a quatro horas antes da prática de exercício físico, Toscana Viar aconselha a ingestão de cinco a sete mililitros de líquido por quilo de peso, através de uma bebida que deve conter hidratos de carbono que proporcionem energia e sódio, capaz de estimular a sede e ajudar à absorção de água, para que se atinja um estado ótimo de hidratação.
Durante o exercício físico
Viar recomenda, durante o exercício físico, a ingestão de entre 100 a 250 mililitros de bebidas destinadas aos desportistas, em intervalos regulares, até ao máximo de um a 1,5 litros por hora, sobretudo líquidos que contenham 6% a 8% de hidratos de carbono. Aconselha ainda que o desportista beba sempre que lhe for possível e que o jogo o permita.
E quando o jogo termina?
A hidratação deve começar assim que termina a partida, para proporcionar uma boa recuperação. O aconselhável é que se consumam hidratos de carbono de elevado nível glicémico, que pode ser encontrado em bebidas destinadas aos desportistas que contenham eletrólitos como sódio, potássio ou magnésio.
Para determinar qual a quantidade que deve ser reposta, os especialistas recomendam que o atleta “se pese antes e depois do jogo ou treino. A diferença determinará o líquido perdido e, por isso, aquele que se deve ingerir para uma reidratação de forma correta”, afirma Toscana Viar.