Scroll Top

Mindfulness pode ajudar a diminuir o impacto da enxaqueca

enxaqueca

A enxaqueca é uma doença neurológica que pode ser gravemente debilitante e é a segunda principal causa de incapacidade em todo o mundo. Infelizmente, muitas pessoas com enxaqueca interrompem a medicação devido à ineficácia ou aos efeitos secundários. No entanto, um estudo recente mostra que a redução do stress baseado na atenção plena, o chamado mindfulness, pode ter benefícios para estas pessoas.

“A redução do stress com base na atenção plena é um tratamento mente-corpo que ensina a consciencialização, momento a momento, através da meditação consciente e d0 ioga”, refere Rebecca Erwin Wells, professora associada de neurologia da Wake Forest School of Medicine, uma das autoras do estudo.

“O mindfulness pode também ensinar novas formas de resposta ao stress, um gatilho da enxaqueca comummente reportado.”

De acordo com um artigo publicado pela revista JAMA Internal Medicine, os investigadores estudaram se o mindfulness melhora os resultados da enxaqueca, a perceção da dor e as medidas de bem-estar emocional em comparação com a educação para a dor de cabeça.

No estudo, 89 adultos com história de enxaqueca foram aleatoriamente distribuídos por dois grupos: um grupo de mindfulness e um de educação para a dor de cabeça, com treino ou instrução ministrada em oito sessões semanais de duas horas.

O grupo de mindfulness seguiu um currículo padronizado de meditação consciente e ioga. Os participantes tiveram acesso a arquivos eletrónicos de áudio para prática em casa e foram incentivados a praticar 30 minutos por dia.

O grupo da educação em dor de cabeça recebeu instruções sobre dores de cabeça, fisiopatologia, gatilhos, stress e abordagens de tratamento.

Os participantes de ambos os grupos relataram menos dias com enxaqueca. No entanto, apenas no grupo de mindfulness diminuiu também a incapacidade e melhorou a qualidade de vida, níveis de depressão e outras medidas que refletem o bem-estar emocional, com efeitos observados em 36 semanas.

Além disso, a intensidade da dor induzida experimentalmente e o desconforto diminuíram neste grupo, em comparação com o grupo de educação para dor de cabeça, sugerindo uma mudança na avaliação da dor.

“Encontrar opções seguras não medicamentosas com benefícios de longo prazo tem implicações significativas”, refere Wells. “O mindfulness pode tratar o fardo total da enxaqueca e pode diminuir potencialmente o impacto desta condição debilitante. É necessário um estudo maior e mais definitivo para confirmar estas descobertas”.

Posts relacionados